Em dois dias estarei de volta a Angola. A primeira viagem foi para conhecer algumas localidades onde havia unidades da empresa a cujo processo seletivo estava submetido, fazer uma entrevista e sentir de perto o "clima". Agora, finda aquela etapa, estou partindo do Brasil e permanecerei no novo país pelo tempo que nossos interesses mútuos determinarem, ou permitirem. A expectativa é grande e a motivação também. E este Blog? A idéia começou quando, ainda na fase de avaliação do novo desafio, buscava constantemente informações sobre o país, mais especificamente sobre Luanda. Informações cotidianas, em particular sobre a existência de vagas em escolas de ensino fundamental e médio para meus filhos. Após mais de quatro meses de pesquisas, entrevistas e submissão de documentos via web, chequei à primeira grande conclusão: escola em Luanda é muito difícil, tanto que desisti de encontrar uma antes de ir, e partirei sem a família, enquanto busco alternativas. Obviamente que estando no local, terei uma visão mais apropriada, entretanto, mesmo contando com apoio de amigos que vivem em Luanda, as três escolas indicadas, Portuguesa, Internacional e São Francisco de Assis, além de caras para os padrões médios brasileiros, têm carência crônica de vagas e não constituíram uma alternativa de solução, pelo menos no curto prazo.
Desta forma: a) acreditando que mais pessoas poderão ter as mesmas necessidades de informação que tive; b) considerando-se que Angola é um mercado em expansão e oferece milhares de alternativas de emprego e empreendimento a pessoas de todo o mundo; c) as informações sobre a vida cotidiana de Angola, para brasileiros, ainda são dispersas; espero com as considerações que postarei neste blog contribuir de alguma forma com os conterrâneos que quiserem saber "como é viver lá?". Ainda não sei como se configurará este espaço, e creio que seguirei a máxima de que o caminho se constrói enquanto se caminha.
PS. Chove aqui na Bahia, meu Brasil perdeu para a Holanda, estou arrumando as malas e amanhã de madrugada estarei no aeroporto. Angola, até breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário